Com mais de 8 mil km navegáveis de costa, o Brasil denota um enorme potencial de comércio utilizando a via portuária, que chega a representar 90% do volume de transações internacionais. Por meio de seus 37 portos, entre marítimos e fluviais, o setor movimenta anualmente cerca de 700 milhões de toneladas de mercadorias.

A Translead desenvolveu o projeto do Terminal Graneleiro de Babitonga, localizado na Baía de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Alicerçados na experiência e na expertise técnica de nossos parceiros, o empreendimento de infraestrutura portuária foi idealizado exclusivamente para a movimentação de granéis sólidos (produtos agrícolas, adubos e fertilizantes, minerais não corrosivos e afins) e líquidos (etanol, óleos vegetais e biodiesel), priorizando a eficiência operacional na estiva, armazenagem, serviços, manuseio, serviços e segregação das mercadorias.

Dimensionado para atender à evolução natural do agronegócio e a crescente demanda brasileira na importação e exportação de granéis sólidos e líquidos, o TGB nasceu com possibilidade de se tornar ainda maior. De acordo com estudos, estimando o crescimento médio da atividade agrícola nacional (produtividade e área plantada), as iniciais 59,6 Mtpa projetadas serão insuficientes para atender a demanda adicional prevista para 2023, razão para provisionarmos, em áreas próprias, mais 300 hectares para futura expansão das atividades retro portuárias. Isto demonstra a preocupação da Translead com a viabilidade e futuro promissor dos empreendimentos em que trabalha.